
- Nunca assuma a máxima “perdido por cem, perdido por mil”. Por muitos convívios natalícios que tenha, há sempre uma parte do dia em que pode, e deve, alimentar-se de forma saudável.
- No próprio evento: desfrute, coma livremente tudo o que lhe apetecer, mas controle as porções! Se ia comer 4 rabanadas, coma 2, se ia comer 6 bombons coma 4, se ia repetir o prato, limite-se a uma dose bem servida. No total calórico do final de dia fará toda a diferença e, desta forma, não deixa de consumir nenhum alimento simplesmente controla a quantidade.
- Compense com exercício, se o seu corpo tem doses extras de açúcar e gorduras pouco saudáveis a entrar, precisa também de uma ajuda extra para queimar!
- Beba muita água/chá/infusões. Nenhum chá é milagroso e não o impedirá de acumular gordura, no entanto, os extras natalícios têm doses maiores de sal e usam tipicamente farinhas mais refinadas e açúcar branco, isto poderá provocar retenção e alterar a função intestinal, por isso o seu corpo precisa mais líquidos.
- Evite extras em casa. Sabendo que tem vários convívios prive-se daquela pequena “facadinha” na dieta que fazemos tantas vezes por puro e simples “aborrecimento” e que ninguém vê!
- Não se deixa andar com fome para que não existam episódios de compulsão, invista ainda mais nas sopas, legumes no prato, proteínas magras e/ou vegetais como feijão/grão/lentilhas, fruta e frutos secos.
- E agora a mais difícil: antes de sair para um convívio coma uma gelatina, uma fruta, uma sopa … algum alimento saciante e/ou rico em água, para dar o sinal ao seu estômago que não estamos em privação de alimentos e, por isso, pode assumir fome/mecanismos de saciedade normais.