O poder das leguminosas

Ora cá estão elas! Feijão, grão, grão de soja, lentilhas, feijão frade…. Leguminosas esquecidas nas prateleiras dos secos enquanto fazemos fila no talho e vamos comentando “isto agora dos vegetarianos é bom mas é para quem tem dinheiro!”

Isto não é uma publicação para o tornar vegetariano, mas é uma publicação com três pontos essenciais e objetivos sobre este poderosos alimento, que quero partilhar com todos:

1. A fonte principal de proteína vegetal no prato é e deve ser as leguminosas. Além de ricas em proteína, são fonte de hidratos de carbono complexos, vitaminas (ferro!) e minerais. Não é, de todo, obrigatório ou fundamental utilizar as ditas alternativas à carne como tofu/seitan/soja texturizada.

2. Não me canso de o dizer: não precisa deixar de consumir carne e peixe, mas pode e deve incluir algumas refeições vegetarianas na sua ementa semanal. Pelo menos uma vez por semana para começar, tem aqui no blog receitas para o ajudar. É bom para a sua saúde, para o planeta e, acredite, para a sua carteira! Um kg de feijão custa em média 1,80€ e vai render imensas doses.

3. Mesmo que não tenha qualquer interesse em realizar refeições 100% vegetais, pode e deve consumir leguminosas pelas suas qualidades nutricionais. Neste caso, deve reduzir a quantidade de carne/peixe/ovo e complementar com a leguminosa. Exemplo: se ia comer 2 hambúrgueres com arroz e legumes salteados, come apenas um e acrescenta a este prato feijão preto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: