MÉTODO DE EMAGRECIMENTO
- A forma como decides emagrecer tem de se adaptar às tuas rotinas e gostos, tem de funcionar para ti!
- Se adoras tomar o pequeno almoço não faz sentido seguires um esquema de jejum matinal, se tens filhos pequenos e queres fazer refeições em família para ser o exemplo, não faz sentido seguires um esquema em que jantas apenas sopa.
- Temos obviamente de mudar quando alteramos hábitos, mas estes não se podem sobrepor a todas as rotinas laborais, familiares e até sociais.
QUALIDADE NUTRICIONAL
- Sim, as calorias contam. Sim, o défice calórico tem de existir para garantir o emagrecimento, mas…
- Nutrição não é matemática. Não importa apenas o número de calorias, proteína, hidratos e gorduras que ingeres mas também a QUALIDADE NUTRICIONAL dos alimentos que escolhes como veículo destes.
- Consumir alimentos em natura, de forma diversificada, com o mínimo de processamento, ricos em fibras, gorduras saudáveis e vitaminas vai garantir mais saúde, bem estar e disposição. Não caias na história de que desde que tenham as mesmas calorias é igual consumir bolacha maria ou aveia.
PENSA UM DIA DE CADA VEZ
- Mudar é difícil. Não tens de o fazer em contra relógio. Pensa um dia de cada vez, uma mudança de cada vez, respeita o teu corpo e o teu ritmo.
- Sei que é ingrato às vezes pensar assim, queremos sempre tudo para ontem, mas… se demoramos anos a engordar, não podemos querer perder tudo em 1 mês.
- Aceita o processo, o retrocesso, o sucesso e o insucesso. Trabalha a cada dia para ser melhor e está tudo certo.
- Se fosse fácil, ninguém tinha peso a mais.
ENVOLVE OS MAIS PRÓXIMOS, PARA O BEM E PARA O MAL
- É natural os nutricionistas de bancada darem imensos palpites quando alguém próximo inicia uma dieta. Apesar de habitualmente as intenções serem as melhores, a verdade é que muitas vezes isto se torna um fator de stress.
- Partilha o tipo de dieta que segues, os objetivos, a tua jornada, o teu entusiasmo e vontade de seguir esse caminho.
- Diz-lhes o quanto é importante que respeitem as tuas escolhas e que não insistam contigo para comer.
PRATICA EXERCÍCIO FÍSICO
- Além do bem que faz à tua saúde física e mental, a prática de exercício físico vai acelerar o processo de emagrecimento e depois ajudar a mantê-lo.
- Se tens fome, treina. Se fizeste um excesso, treina. Se estás stressado, treina!
- Treinar é uma peça fundamental numa vida saudável e equilibrada!
- Procura algo que te entusiasme, e caso habitualmente tenhas companhia para treinar, não podes falhar se a pessoa falha! O compromisso tem de ser em primeiro lugar contigo!